Como ganhar massa muscular! - Leia o artigo assinado pelo professor Marcelo Callegari Zanetti
Como ganhar massa muscular!
Um dos maiores motivos para a prática de atividades físicas em Academias de Ginástica ainda é o ganho de massa muscular. A musculação, atividade mais procurada para este fim é o carro chefe da maioria das academias. Pessoas de diferentes idades e sexo sonham com um corpo musculoso e acabam lançando mão de diversos recursos que possam torná-las mais fortes.
Este corpo musculoso que antes era almejado apenas por homens vem sendo objeto de cobiça e desejo também de inúmeras mulheres, embaladas por panicats e participantes do BBB. Por este motivo, ganhar massa muscular a qualquer preço parece ser o mais importante para estas pessoas.
Mas, afinal, como ganhar massa muscular abundante e de forma rápida? São inúmeras as fórmulas e métodos que prometem tal façanha. Temos desde suplementos alimentares nacionais e importados, esteróides anabólicos a “aparelhos milagrosos”, vendidos por artistas e por uma mídia especializada de forma indiscriminada.
Porém, a grande maioria destes métodos encontra pouco respaldo científico, poucos benefícios comprovados e baixíssima segurança para seus usuários. A crença também é de que somente os esteróides anabolizantes trazem algum prejuízo para a saúde do usuário. Esta é uma crença que tem levado mais e mais pessoas a consumirem suplementos alimentares de forma exacerbada e sem critério técnico. Neste caso, o risco do consumo ainda é grande. Por isso, a prescrição deve ser feita apenas por especialistas no assunto, nutricionistas e/ou endocrinologistas. Profissionais de Educação Física devem estar atentos a este cuidado!
Deixando de lado a utilização destes recursos como forma de se atingir o tão esperado resultado, qual seria então o melhor método para potencializar o ganho de massa muscular? A resposta é bem mais complexa do que se imagina. Ganhar músculos geralmente é mais difícil do que perder gordura corporal. Este ganho depende de um sistema de treinamento forte, mas, equilibrado em relação a capacidade de cada indivíduo. Pessoas mais fortes e experientes em treinamento de força toleram cargas maiores que iniciantes, o que significa que não dá para sair imitando o treinamento de campeões achando que se obterá o mesmo resultado.
Quando o treinamento é mais intenso que a capacidade de recuperação do indivíduo, poderá haver maior secreção de hormônios catabólicos (hormônios que podem diminuir a massa muscular) e consequentemente resultados desastrosos. Por outro lado, se o treinamento for bem dosado e dividido de maneira harmoniosa haverá um aumento gradual na massa muscular. É claro que há também a necessidade de aumento no consumo energético e maior balanço nutricional. Olha os nutricionistas mais uma vez sendo requeridos como aliados na causa.
Vale também lembrar que este ganho não acontece da noite para o dia e que o acompanhamento de um Profissional de Educação Física é importantíssimo. Afinal, é ele quem definirá os melhores métodos, bem como, a planificação do treinamento. Sem tais cuidados... este corpo continuará sendo um grande... SONHO...
Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!
Marcelo Callegari Zanetti
Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde. Professor do Curso de Graduação
Doutorando
Leiam todos os demais artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti
É só clicar sobre o link!
Atividade física! Devo fazer e o governo promover!
Esportes e seus grandes benefícios!
Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!.
Dá pra emagrecer no carnaval?-
Correr ou caminhar? Por onde começar?
Abdominal pra quê? Perde barriga?