Esporte: uma grande droga! Leiam o artigo do professor Marcelo Calegari Zanetti
Esporte: uma grande droga!
Você conhece alguma atividade no qual as pessoas estão tão susceptíveis a lesões físicas como no esporte? Conhece alguma atividade que leva as pessoas a consumirem tantos anabolizantes e/ou outros tipos de drogas como no esporte ou em academias de ginástica para alcançar melhor desempenho ou ter um corpo mais “sarado”? Conhece algo, no qua,l se tem de lidar com a dor e o cansaço extremo de maneira firme, sem demonstrar medo ou angústia? Algo no qual, aquele que faz parte do jogo é considerado um inimigo a ser batido, nem que para isso seja necessário ferir o oponente? Conhece algo que desperte ao mesmo tempo ansiedade, medo, vergonha, angústia, solidão e sofrimento? Chega? Acredito que se você fizer um pequeno esforço, se recordará de mais uma série de malefícios que o esporte pode nos trazer!
Terminado este primeiro parágrafo, talvez o leitor se pergunte: “Por que um professor/profissional de Educação Física está falando tão mal de um de seus maiores objetos de trabalho, que é o esporte?” O espanto também parece ter sido compartilhado por meus alunos do curso de Bacharelado
Não voltarei atrás em momento algum, continuarei a dizer que o Esporte é uma grande droga! Talvez, uma das maiores de nossa atual sociedade. Direi agora o principal motivo!
O esporte por si só é algo extremamente maléfico porque sozinho ele não traz nenhum benefício direito ao ser humano. Dizer que o esporte tira alguém das drogas é algo irreal e incabível. O esporte para ser algo positivo e benéfico deverá ser conduzido de maneira adequada, no qual, a figura do professor/profissional/técnico esportivo é quem transformará o esporte! É ele quem fará com que o esporte seja bom ou ruim/ positivo ou negativo!
Sem esta conduta o esporte se torna algo vazio, perigoso, fácil de ser manipulado por pessoas de caráter duvidoso e sem escrúpulos. Frequentemente vemos o esporte sendo utilizado para o mal, levando a traumas psicológicos bastante graves, como depressão e estresse exacerbado!
Por isso, a dica que fica para os pais é que ao procurar uma modalidade esportiva estejam atentos também ao professor ou técnico que conduzirá esta modalidade. Se este professor tem como filosofia de trabalho e vida a vitória a qualquer custo, duvide de seu trabalho! Talvez, o esporte que ele acredita seja aquele que pontuei no primeiro parágrafo.
Agora, se o professor acredita em uma formação mais sólida e ampla, no qual, o respeito às regras, colegas, adversários e árbitros é mantido com frequencia, questões humanas e sociais são valorizadas e a vitória é apenas uma consequência ou congraçamento de um trabalho. Acredite! Este não é apenas um técnico esportivo, mas um técnico para a vida. O que lhe resta é agradecer todos os dias por seu filho poder ter a oportunidade de conhecer o lado bom do Esporte! Neste esporte eu acredito...
Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!
Marcelo Callegari Zanetti
Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde. Professor do Curso de Graduação
Doutorando
Leiam todos os demais artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti
É só clicar sobre o link!
Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!.
Dá pra emagrecer no carnaval?-
Correr ou caminhar? Por onde começar?
Abdominal pra quê? Perde barriga?