Dá pra emagrecer no carnaval?- Leia o artigo do professor Marcelo Calegari Zanetti


Marcelo Calegari Zanetti


Dá pra emagrecer no carnaval?

 

             Não dá pra negar que o carnaval é uma das festas mais populares, e, talvez a mais aguardada por muitos brasileiros. Momento de descontração e irreverência, o carnaval leva multidões às ruas, avenidas, praças e salões por todo o país. Outra característica bastante peculiar desta festa é que o movimento humano é o motor primário que embala os foliões, ou seja, é por meio do movimento que estas pessoas pulam e brincam o carnaval. Por isso, se o movimentar-se faz parte da festa, por que não utilizá-lo para atender outro grande sonho de muitos brasileiros, que é emagrecer! Mas será possível emagrecer no carnaval?

            Buscando responder a esta pergunta, mais uma vez nos deparamos com a complexidade do tema, já que, emagrecer envolve uma série de fatores fisiológicos, sociais e principalmente comportamentais. Porém, o que o carnaval tem haver com isso? Em que ele poderia ajudar no emagrecimento? Vamos há alguns apontamentos interessantes:

·        Estudos sugerem que em 1 (um) dia de carnaval o folião pode perder entre 5 mil a 10 mil calorias. Para efeito de comparação em média em uma caminhada de 1 hora o gasto energético fica em média em 600 calorias;

·        Os movimentos realizados pelos foliões no carnaval são movimentos poliarticulares, ou seja, envolve um conjunto de articulações, que em combinação fazem com que o gasto de energia seja muito superior a de uma simples caminhada;

·        O embalo das músicas carnavalescas e outros ritmos que contagiam os participantes podem fazer com que o ritmo da atividade seja maior, levando a um grande gasto energético;

·        Se o folião optar por brincar todas as noites e talvez em 1 (uma) ou 2 (duas) matinês ele poderá promover importantes alterações metabólicas que auxiliam no aumento do metabolismo e consequentemente potencializam o emagrecimento.

Bem! Após estas explanações muitos devem estar pensando que o carnaval é a chance de ouro para emagrecer. Porém, calma! Não é tão simples assim! Todos esses benefícios do ponto de vista fisiológico, relacionados ao gasto energético poderão ser minimizados ou até anulados se o folião decidir regar todas suas noites e matinês à base de bebidas alcoólicas e comidas com alto valor energético, como lanches gordurosos e frituras.

Por isso, a dica para começar a emagrecer no carnaval é que haja a opção pela diminuição do consumo de álcool e aumento no consumo de água e sucos, e os lanches gordurosos e frituras sejam substituídos de preferência por alimentos mais sadios e frutas.

Com o adequado consumo destes alimentos, acompanhados por um grande gasto energético poderão fazer com que o folião perca entre 2 a 4 quilos durante o período de carnaval. Mas, como sugerido anteriormente, emagrecer envolve também alterações sociais e comportamentais. Por isso, que tal você começar com a festa de carnaval a mudar os seus hábitos alimentares e de toda sua família, bem como, os comportamentos alimentares e de atividade física. Ainda dá tempo! Uma boa dica é procurar uma nutricionista e um profissional de educação física para aumentar a chance de sucesso nesta nova empreitada.

Muitas pessoas dizem que tudo no Brasil começa após o carnaval. Porém, que tal começar a emagrecer junto com ele? Pense nisso...

            Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!

 

Marcelo Callegari Zanetti

Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP/Rio Claro 

 

 

Leiam outros artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti

 

 

Dá pra emagrecer no carnaval?-

 

Correr ou caminhar? Por onde começar?

 

Abdominal pra quê? Perde barriga?

 

Futebol de fim de semana

 

 





Publicada em : 21/02/2012, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade