Esportes e seus grandes benefícios! - Leia o artigo do professor Marcelo Calegari Zanetti
Esportes e seus grandes benefícios!
No artigo da semana passada, intitulado: “Esporte: uma grande droga” apresentei o lado negativo do esporte, no qual, disserto sobre os riscos e problemas que o esporte pode trazer para os seres humanos. Porém, o principal questionamento do leitor neste momento esteja relacionado ao fato de eu ser um Professor/Profissional de Educação Física e estar criticando justamente um dos meus maiores objetos de trabalho que é o esporte. A impressão pode passar é que eu seja um profissional frustrado, por não acreditar no meu trabalho. Pelo contrário, me considero bastante realizado na Educação Física. É neste ambiente no qual conheci inúmeras pessoas, fiz amizades, carreira técnica e acadêmica (mestrado e prestes a concluir o doutorado) e acima de tudo alcancei minha realização pessoal.
Então, o esporte pode ter algo bastante positivo. Sim! Ele tem! É por meio do esporte que podemos ser educados e educar nossos filhos, conhecer pessoas, fazer amizades e quem sabe até constituir família. O esporte também pode nos proporcionar chance única de melhorar nossa saúde física e psicológica. Quem não se sente mais disposto e bem humorado quando pratica um esporte? Este mesmo esporte tem também a função de unir povos, diminuir diferenças raciais e étnicas.
Quantas famílias não assistem juntas o futebol do domingo na TV? Esta união cada vez mais rara, principalmente nos lares brasileiros é proporcionada por um evento esportivo. Quem de nós nunca se emocionou ao ver uma vitória da Seleção Brasileira de Futebol? Que dirá a conquista de uma Copa do Mundo? A enxurrada de emoções que o esporte pode causar é incalculável. Nenhum outro evento parece ter efeito parecido.
Poderia enumerar ainda grandes benesses do esporte, escrever um livro sobre o assunto, como tantos outros já escritos. Porém, volto a insistir que o esporte só trará benefícios se for bem conduzido. Se não! Causará grandes problemas! Será sim, uma das maiores drogas da humanidade. Para que isso não ocorra sugiro que o esporte seja administrado por Profissionais do Esporte. Profissionais de Educação Física em tese seriam os mais indicados, porém, é importante que estes profissionais tenham boa formação humana, já que, o esporte é constituído por seres humanos.
É necessário que estes profissionais atentem-se para o fato de que um atleta não é uma máquina, mas sim, um ser humano constituído de carne e osso, dotado de sentimentos, responsabilidades e deveres, e neste quesito o esporte tem muito a contribuir...
Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!
Marcelo Callegari Zanetti
Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde. Professor do Curso de Graduação
Doutorando
Leiam todos os demais artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti
É só clicar sobre o link!
Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!.
Dá pra emagrecer no carnaval?-
Correr ou caminhar? Por onde começar?
Abdominal pra quê? Perde barriga?