Atividade física! Devo fazer e o governo promover!- Leia o artigo do professor Marcelo Calegari Zanetti
Atividade física! Devo fazer e o governo promover!
Certa vez William Bonner, âncora do Jornal Nacional e um dos repórteres de maior credibilidade no país, após a apresentação de uma reportagem sobre os benefícios da atividade física citou que como necessitamos escovar os dentes todos os dias, temos o dever de praticar uma atividade física todos os dias.
Para muitas pessoas tal citação parece absurda, já que, comparar o hábito de escovar os dentes com o de fazer atividade física parece irreal, mas, não é! Ambas as atividades trabalham com uma questão bastante importante para o ser humano, a saúde, no qual, de um lado temos a saúde bucal e física e do outro a saúde física e psicológica.
Ao deixarmos de escovar os dentes corremos risco de adquirir inúmeros problemas bucais que podem ocasionar doenças de ordem física gravíssimos, por isso, há diversas ações para que as pessoas escovem os dentes regularmente e de forma adequada. Este hábito parece ter sido incorporado por boa parte dos brasileiros, apesar de ainda termos graves problemas neste sentido.
Por outro lado, a prática de atividade física regular ainda não apresenta grande adesão dos brasileiros e vem sendo timidamente explorada pelas políticas públicas de promoção de saúde. Se gasta cada vez mais com a cura de doenças, por meio da compra de medicamentos, realização de exames clínicos e laboratoriais, cirurgias, contratação de pessoal especializado, etc., mas, pouco se investe na promoção da saúde.
Não há como pensar em promoção de saúde sem pensar na prática regular de atividade física, que, juntamente com a adoção de cuidados nutricionais, redução do fumo e consumo excessivo de álcool reduzirá o risco de desencadeamento de doenças.
Mas, afinal, por que devo praticar uma atividade física ou esportiva? Melhorar a saúde física ainda configura-se como um dos mais importantes motivos para a prática, porém, esta prática pode fazer ainda com que eu desfrute de maior disposição; fique mais feliz com meu corpo, por controlar o peso corporal, reduzir a quantidade de gordura e ganhar músculos; tenha melhora na atividade sexual; conheça outras pessoas e acima de tudo me torne uma pessoa mais feliz.
Por tudo isso, acredito que a prática de uma atividade física e/ou esportiva seja de fundamental importância, e, prefeituras, estados e união deveriam investir de forma mais maciça em tais programas. O questionamento que fica é: Se os gastos mínimos com saúde devem beirar os 15% do orçamento, quanto deste valor deveria ser investido na prevenção ou em programas que contribuam para elevar o nível de atividade física populacional?
Enquanto continuarmos investindo apenas na cura, continuaremos a ter índices alarmantes de obesidade, hipertensão, cardiopatias e doenças metabólicas que tem alto custo e poderiam ser facilmente diminuídas com a prática de atividade física! Portanto, o que seu município ou estado tem promovido para tal fim?
Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!
Marcelo Callegari Zanetti
Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde. Professor do Curso de Graduação em Educação Física – UNIP – São José do Rio Pardo.
Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – UNESP/Rio Claro
Leiam todos os demais artigos já divulgados no site www.boletimesportivo.com pelo professor Marcelo Calegari Zanetti
É só clicar sobre o link!
Atividade física! Devo fazer e o governo promover!
Esportes e seus grandes benefícios!
Dicas para tornar seu filho um craque no esporte!.
Dá pra emagrecer no carnaval?-
Correr ou caminhar? Por onde começar?
Abdominal pra quê? Perde barriga?