Abdominal pra quê? Perde barriga?- Leia o artigo do Professor Marcelo Calegari Zanetti
Abdominal pra quê? Perde barriga?
Quem nunca teve a curiosidade de perguntar ou já perguntou a um Profissional de Educação Física se abdominal perde barriga ou pra que realmente ele serve? A resposta ou as possíveis respostas para estas indagações são bastante curiosas. Vamos analisar cada uma delas:
1. A primeira é que fazer abdominal reduz a barriga de muitas pessoas sim! Ele reduz a barriga daquelas pessoas que por questões estruturais ou de grande enfraquecimento da parede abdominal apresentam uma barriga saliente pelos órgãos internos empurrarem esta parede. Pessoas nessas condições e com baixo percentual de gordura podem reduzir muito a indesejada barriga.
2. A segunda é que fazer abdominal não reduz a barriga! É importante sabermos que o exercício abdominal não reduz a barriga de quem tem grande quantidade de gordura na região. Este tipo de exercício não promove “queima” de gordura localizada nesta região. Ele apenas a fortalece!
Então a pergunta que fica é: Pra quê fazer abdominal? Para tentar responder de forma clara esta questão também farei a opção por enumerar as vantagens.
1. O exercício abdominal ajuda a melhorar de maneira considerável a força da parede abdominal contribuindo assim para melhorar a postura, já que, o fortalecimento desta região pode evitar e ajudar na correção de uma série de desvios posturais.
2. Atletas se beneficiam muito com um bom fortalecimento da região abdominal, já que, é esta região que ajudará estes indivíduos em exercícios e movimentos que requerem força, potência e explosão de membros inferiores.
3. Um bom fortalecimento da região abdominal ajuda a prevenir problemas na coluna vertebral, como os famosos “bicos de papagaio” que acabam sendo gerados por desvios no eixo da coluna vertebral.
Após estes apontamentos não há dúvidas do quanto fazer abdominal é importante, principalmente para aquelas pessoas que passam boa parte do dia sentadas, seja no trabalho ou estudo e até deitadas assistindo televisão. Estas posições deixam a parede abdominal relaxada, o que, por si só acaba enfraquecendo a mesma, gerando a indesejada barriga, além de, fortes dores na parte mais baixa da coluna (região lombar).
Porém, antes de sair fazendo abdominal de maneira descontrolada e errônea, seria ideal a consulta a um Profissional de Educação Física que poderá analisar de maneira mais adequada a atual situação de seu abdome e com isso sugerir estes exercícios de maneira individualizada.
Pessoas com problemas de coluna, como “bico de papagaio”, lombalgia, etc. também devem procurar um médico que auxiliará na escolha ou não desta prática. Com os devidos cuidados tomados você poderá desfrutar de um importante exercício, além de, um abdome bastante bonito!
Envie sugestões, críticas ou comentários para o mail: marcelo@lepespe.com.br. Quem sabe seu tema não seja o próximo a ser abordado!
Marcelo Callegari Zanetti
Sócio-proprietário da Ducorpo Personal Training & Assessoria Esportiva / Academia Conexão Saúde
Doutorando
marcelo@lepespe.com.br