Canoagem: CanoÃstas do Shalom de São José vão em busca do Tri na Argentina
Canoagem: Canoístas do Shalom de São José vão em busca do Tri na Argentina
Os canoístas do Projeto Shalom/Instituto "Lupério Torres" Cassiano Vieira Alfredo e Wellington Munhoz (São José do Rio Pardo-SP), vão em busca do tri-campeonato do Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom 2011, que acontece neste final de semana na cidade de San Rafael, localizada na província de Mendoza, na Argentina. Os riopardenses competirão na modalidade C2 Masculino Sênior em duplas. "Estamos mais uma vez confiantes numa boa participação dos nossos atletas e a medalha", disse a presidente do Shalom, Maria Elizabeth Junqueira Torres de Andrade.
A competição deste ano será realizada no Rio Atuel, no Valle Grande, em San Rafael e possuirá uma pista natural modificada em rio de montanha com corredeiras de grau 2 e com circuito de aproximadamente 260 metros de largura. As provas serão no masculino e feminino nas categorias Júnior, Sênior e Máster.
Encravado no Valle Grande, o local de competição é considerado um dos melhores locais turísticos de aventura de toda a Argentina, dignos de uma paisagem única e com geografia extremamente propícia para a prática da Canoagem Slalom. O Rio Atuel é o mais longo rio em Mendoza. Nascido nos Andes a mais de três mil metros de altitude as fortes corredeiras e a fria temperatura da água serão adversários a mais aos brasileiros.
De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, o momento atual da modalidade no Brasil é de implantação de novos núcleos de canoagem no país, consequente crescimento da base do esporte, culminando com a detecção de futuros talentos e preparação e treinamento nas principais competições nacionais e internacionais da Canoagem Slalom.
“Este ano de 2011 a prioridade da Confederação Brasileira de Canoagem foi o lançamento do Projeto Selo de Qualidade para a estruturação de 4 núcleos de base em diferentes regiões do País. Infelizmente não tivemos recursos suficientes para participações internacionais com equipes completas, mas mesmo assim, graças ao empenho dos próprios atletas, o Brasil participará neste Sul-americano com uma delegação com quase 20 barcos, o que demonstra o crescimento da modalidade. Já para o ano que vem a expectativa é retornarmos com a Equipe Permanente para iniciarmos a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e continuarmos captando recursos para a ampliação dos projetos de base, os quais são fundamentais para o crescimento quantitativo e qualitativo”, explicou.
A Seleção Brasileira de Canoagem Slalom que participa do Campeonato Sul-americano será representada por: no K1 Masculino Sênio com Gustavo Selbach (ASTECA/Três Coroas-RS), Mauri Cesar Tavares (ASTECA/Três Coroas-RS), Ricardo Martins Taques (ATOCA/Tibagi-PR), João Vitor Martins Machado (IMEL/Foz do Iguaçu-PR), Anderson dos Santos Oliveira (APEN/Piraju-SP), Guilherme Marcelo Mapelli (ASTECA/Três Coroas-RS), Fábio Scchena Dias Rodrigues (IMEL/Foz do Iguaçu-PR); no K1 Masculino Júnior com Pedro Henrique Gonçalves da Silva (APEN/Piraju-SP); no C1 Masculino Sênior com Cássio Ramon Petry (ASTECA/Três Coroas-RS), Jean Fernando Moller Pereira (ASTECA/Três Coroas-RS), Richaleston Alves do Amaral (IMEL/Foz do Iguaçu-PR), Leonardo Lucas Curcel (IMEL/Foz do Iguaçu-PR); no C1 Masculino Júnior com Rafael Franceschetti Béllio (IMEL/Foz do Iguaçu-PR), Felipe Borges da Silva (IMEL/Foz do Iguaçu-PR); no K1 Feminino Sênior com Ana Sátila Vieira Vargas (APCA/Primavera do Leste-MT); no K1 Feminino Júnior com Bárbara Rossi (IMEL/Foz do Iguaçu-PR); no C2 Masculino Sênior com os duplas Cassiano V. Alfredo e Wellington Munhoz (DEC/São José do Rio Pardo-SP), Cássio Ramon Petry e Charles Correia (MISTO) e Richaleston Alves do Amaral e Rafael Franceschetti Béllio (IMEL/Foz do Iguaçu-PR); e no C2 Masculino Júnior com Fábio Schena Dias Rodrigues e Felipe Borges da Silva (IMEL/Foz do Iguaçu-PR).
Fonte: http://www.cbca.org.br/newcbca/evento/index/eventos_id/373