Ciclismo: Rubinho conquista o tetra na Copa Internacional de MTB
Ciclismo: Rubinho conquista o tetra na Copa Internacional de MTB
O ciclista Rubens Donizete Valeriano (Rubinho) conquistou o tetra-campeonato da Copa Internacional de Mountain Bike, única competição Classe 1 disputada na América do Sul de acordo com a classificação da UCI (União Ciclística Internacional). A regularidade foi o fator decisivo para determinar que Rubinho pudesse conquistar o título, mesmo sem vencer nenhuma das três etapas da competição.
No último domingo aconteceu a terceira e última etapa da Copa Internacional em Congonhas (MG) e o rio-pardense foi o segundo colocado na prova. Em março na primeira etapa realizada em Araxá Rubinho foi o segundo colocado e na segunda etapa realizada em junho em São Lourenço ele foi o quinto colocado. “Não venci nenhuma das três etapas, mas os pontos que somei foram determinantes para que eu pudesse conquistar o título pela quarta vez consecutiva”, disse Rubinho.
O vencedor da terceira etapa foi Josemberg Nunes Montoya com o tempo de 2 horas, 6 minutos e 3segundos. Rubinho foi o segundo colocado com o tempo de 2 horas, 6 minutos e 19 segundos. Antes do início da prova, Rubens Donizete estava em segundo lugar na classificação geral com 112 pontos, um a menos que Edvando Souza Cruz que tinha 113. O rio-pardense foi o segundo colocado enquanto que Edvaldo foi apenas o 8º.
Na categoria elite feminina a vencedora foi Roberta Stopa. A competição atraiu no total mais de 3 mil atletas, entre amadores e profissionais. Só em Congonhas e Araxá foram mais de 1200 inscritos.
Agora os campeões Rubens Donizete, Edvando Souza Cruz (vice campeão) e Roberta Stopa vão defender o Brasil nos Jogos Panamericano em Guadalajara a ser realizado em outubro no México. A Copa Internacional também contou pontos para a classificação dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 e para os rankings mineiro, brasileiro e internacional, onde os campeões deram um importante passo para alcançar a glória de disputar uma olimpíada.
No próximo ano, a Copa Internacional será seletiva para a olimpíada e será realizada em quatro etapas: além das tradicionais Araxá, São Lourenço e Congonhas, a cidade de Divinópolis (MG) vai comemorar seu centenário com os maiores atletas do MTB nacional e do continente sul-americano