Aula de skate atrai dezenas de adolescentes à Ãrea de Lazer
Aula de skate atrai dezenas de adolescentes à Área de Lazer
Quem passa pela avenida Maria Aparecida Salgado Bragheta (Perimetral), próximo à Feira do Produtor, nas tardes de sábado não imagina que do outro lado do muro, na Área de Lazer, dezenas de crianças e adolescentes estão reunidos para prática do skate. Algo impensável até pouco tempo, já que o esporte sempre foi tido como marginal e por isso sempre teve pouco incentivo.
Além dos esportistas habituais que já disputam competições (Francisco, Marco Markito, Foginho, Batman, dentre outros) há também uma nova leva de jovens entre 8 e 20 anos que estão participando da primeira escolinha de skate do município. “Geralmente são pessoas que gostam do esporte, mas que ainda não tem muita intimidade com o shape”, explicou o diretor de esportes Renato Ortega (Rina).
As aulas são mantidas pela Prefeitura, sob coordenação do Departamento de Esportes e Cultura (DEC). Elas são comandas pelo aluno do curso de Educação Física da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC), Douglas Henrique de Oliveira, mais conhecido entre os skatistas como Giráia. São mais de 20 alunos todos os sábados. As aulas são totalmente gratuitas e começam às 14h e seguem até às 17h. Os interessados no esporte podem obter mais informações diretamente com o Giráia na pista de skate no horário das aulas.
Além da parte prática, Giráia realiza brincadeiras, dinâmica de grupo e alongamento antes de iniciar as aulas práticas. “É importante que no início da prática deste esporte que se tenha alguém para orientar, principalmente os menores, evitando que eles se machuquem. Mas é bom lembrar que os tombos são inevitáveis, disse Rina.
Um pouco mais de Skate
O skate surge no final da década de 50 e início dos 60, mais precisamente na Califórnia, Estados Unidos. No auge do rock os surfistas da época inventaram uma brincadeira para os dias que o mar estava sem ondas. Juntaram as rodinhas dos patins com um shape e, assim, nascia o skate. Apesar da precariedade do equipamento, o esporte fez a cabeça dos jovens, que se tornariam os primeiros skatistas.
No Brasil há relatos de que já em meados dos anos 60, no Rio de Janeiro, havia praticantes do novo esporte. O primeiro campeonato do país aconteceu no Clube Federal (RJ), no final de 1974.
Na década de 80, junto com o rock nacional, o skate explode no Brasil, pistas e marcas surgem por todo lado. E São José do Rio Pardo não ficou de fora. José Eduardo Ferreira, Neto Abichabck, Mandi, Bibo, dentre outros, iniciaram o surfe de asfalto na cidade. Na segunda metade dos anos 80 surgiu um novo grupo de skatistas liderados por Jefferson Hissnauer (Jeffinho), Nelson, Eliezer Gervásio (Li Gervásio) e Edson Cavalli (Boy) e que passaram a chamar a atenção dos jovens da cidade. Sem espaço para a prática do esporte, utilizavam as praças e a escadaria da Igreja Matriz para realizarem suas manobras. O ponto de encontro era sempre a praça Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Vila Brasil, e a loja preferida para aquisição de roupas e equipamentos era a Maresia Surf Shop, na rua Campos Salles.
Depois, o esporte perdeu o fôlego e deixou de ter praticantes assíduos, mas no final dos anos 90 e início dos 2000, outra garotada assumiu os shapes e, assim como os antecessores já aposentados, não tinham local onde pudessem andar e pior, eram perseguidos e maltratados pelas autoridades da cidade.
Normalmente utilizavam as arquibancadas do teatro de arena, na praça Oliveiros Pinheiro. Foram taxados de marginais e perseguidos pela Guarda Municipal da época. Chegaram, por diversas vezes, a reivindicarem uma pista de skate.
Somente em maio de 2007 os skatistas rio-pardenses conseguiram um espaço definitivo com a inauguração da pista na Área de Lazer.
De acordo com o diretor de esportes, a Prefeitura já está organizando para este ano uma competição a nível regional. A idéia é que ela ocorra em agosto durante a Semana Euclidiana. “Por sua característica radical, o skate é um esporte dinâmico que atraiu a garotada e por isso estamos investindo no potencial dos praticantes. A Prefeitura, em breve, estará com a sede da Guarda Municipal instalada ao lado da pista, o que dará ainda mais segurança para os jovens que freqüentam o local,” finalizou Rina.