FPF ENALTECE ARBITRAGEM DE CLEBER ABADE EM SUA DESPEDIDA DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS
FPF ENALTECE ARBITRAGEM DE CLEBER ABADE EM SUA DESPEDIDA DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS
Clique aqui e leia a matéria do site da FPF
Deu no Site da FPF em 09-05-2011
Aposentadoria! Com arbitragem segura, Abade encerra sua carreira com chave de ouro
09.05.2011 Vinicius Carrilho
Especial para o site da FPF
Corinthians e Santos realizaram na tarde do último domingo (08) a primeira partida da grande final do Campeonato Paulista da Série A1 e a partida foi especial para uma pessoa: o árbitro Cléber Wellington Abade.
Com uma arbitragem segura e sem questionamentos, Abade ganhou elogios. Para ele, a partida correu dentro daquilo que foi planejado. “Tudo dentro do que nós planejamos e nos preparamos, aconteceu. Nos preparamos bastante para aquele jogo. Com isso o ambiente era favorável e nós cumprimos o nosso papel”, afirmou.
O árbitro ainda atribuiu parte da boa atuação ao ambiente favorável criado na semana antes da partida. “Durante a semana foi criado um ambiente bom. As equipes são de qualidade, a própria imprensa, os técnicos criaram um ambiente bom. Desde sábado nós também nos preparamos, discutimos o que poderia acontecer. Então o ambiente favorável foi primordial”.
A grande final de domingo também marcou a última partida de Cléber Wellington Abade, que atingiu o limite de 45 anos. Ele considera a arbitragem da decisão como um prêmio pelos serviços prestados. “Esse jogo, para mim, foi um prêmio. Por tudo que nós fizemos dentro da Federação Paulista de Futebol, um trabalho árduo, físico e teórico, sempre procurando ser referência para os mais jovens, procurando ser o primeiro. É um premio a dedicação”, disse.
Questionado sobre a lembrança de um jogo especial, o árbitro destacou a decisão desse final de semana. Para ele, a partida foi para fechar com chave de ouro sua carreira. “O jogo de ontem (domingo, 8) foi especial, até por ter a sorte de ser sorteado para fazer uma final de Campeonato Paulista. Foi a minha terceira final. Fiz Corinthians e São Paulo em 2003, Palmeiras e Ponte Preta em 2008 e esse último foi para fechar com chave de ouro”.
Por fim, Cléber Wellington Abade deixou um recado aos jovens árbitros que começam a surgir no cenário futebolístico. Segundo ele, ter dedicação é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.
“O que eu sempre tenho a passar para os mais jovens é o seguinte: tem que ter dedicação, buscar a excelência em todos os momentos, porque as oportunidades sempre aparecem. E também mudar a concepção da arbitragem. Que seja um grupo bastante unido e principalmente que estudem o jogo. O que tem facilitado meu jogo, por exemplo, é que hoje eu faço um estudo tático das equipes, então pela maneira que eles estão distribuídos em campo, eu vejo como me posicionar, para sempre estar perto da jogada. Tem que se preocupar com todo um conjunto”, concluiu.
Fonte: http://www.futebolpaulista.com.br/info_texto.php?cod=48126