Final do Paulistão: Cleber Abade teve grande atuação no Corinthians 0x0 Santos
Final do Paulistão: Cleber Abade teve grande atuação no Corinthians 0x0 Santos
Em sua oitava partida no atual Paulistão 2011, o rio-pardense Cleber Wellington Abade apitou na tarde deste domingo a primeira final entre Corinthians 0x0 Santos disputada no estádio do Pacaembu, em São Paulo/SP, que recebeu público superior a 37 mil torcedores. O jogo foi transmitido ao vivo pelas TVs Globo e Bandeirantes para a maioria dos estados brasileiros, além de emissoras de canais fechados.
Esta foi a última partida apitada por Abade em campeonatos da primeira divisão do futebol paulista. Como completou 45 anos de idade em fevereiro de 2011, após 14 anos de arbitragem Abade encerrará no final deste ano uma carreira vitoriosa e com poucos erros.
Administrador de empresas formado pela UNAERP, casado, pai de duas filhas, Cleber Abade há cerca de duas décadas é bancário pela Caixa Econômica Federal (onde também já trabalhou no setor de inteligência e segurança deste banco governamental).
Nascido em São José do Rio Pardo/SP, Abade em 2001 foi escolhido como o melhor árbitro paulista da temporada pelo Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo. Em 2003 apitou decisões como uma das finais da Série A3 entre Araçatuba x Taubaté e também o jogo de ida da decisão do Paulistão de 2003 entre São Paulo x Corinthians no Morumbi.
Em sua carreira como árbitro, apitou mais de 100 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro, onde fez sua estréia no dia 12 de outubro de 2000 no jogo entre Guarani e Corinthians (3x2 para os campineiros). No dia 1º de setembro de 2010, Cleber Abade completou seu 100º jogo na série A do Campeonato Brasileiro. O jogo ocorreu no Estádio Barradão em Salvador entre Vitória e Internacional e terminou empatado em 0x0.
O rio-pardense até o final do ano nos dará a graça de sua presença no Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C onde o manda chuva da arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, deverá proporcionar a ele um final de carreira esplendorosa, bastando usar o mesmo critério que usou com o gaúcho Carlos Eugênio Simon no ano passado, guardadas as devidas proporções, é claro!
“Um árbitro sério, estudioso, comprometido e responsável. Cleber Abade encerra sua carreira no Campeonato Paulista em grande estilo, com grande arbitragem neste 0x0”, comentou hoje o experiente Arnaldo César Coelho, comentarista da TV Globo, no encerramento da transmissão ao vivo da primeira final do Paulistão entre Corinthians x Santos.
Abade também foi o primeiro árbitro a estrear o “ponto eletrônico” na arbitragem brasileira, apitou o primeiro jogo remarcado no escândalo do ex-árbitro paulista Edilson Pereira da Silva no Campeonato Brasileiro e ainda era o juiz no Morumbi quando o zagueiro Serginho do São Caetano faleceu dentro de campo, com estas imagens sendo mostradas em todo o mundo.