Notícias do Dec (Departamento de Esportes e Cultura)-03-05-2011


Logo do Dec


Notícias do Dec-03-05-2011

Jogos Abertos da Juventude

Os Jogos Abertos da Juventude organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo juntamente com as Delegacias e Inspetorias Regionais encerraram no ultimo dia 29/04/2011 a primeira fase sub regional dos Jogos.

Foram disputadas no mês de Abril as modalidades de Basquetebol Masculino e Feminino, Futebol Masculino, Futsal Masculino e Feminino, Handebol Masculino e Feminino e Voleibol Masculino e Feminino.

Mais uma vez, nosso município mostrou estar muito bem com as categorias de base, pois, das 05 modalidades disputadas, São José conquistou 03 delas.

São José estará na próxima fase com o Basquetebol Masculino e Feminino, Futebol de Campo Masculino e no Handebol Masculino e Feminino.

A fase regional terá seu início no dia 11 de Maio com disputas de Basquetebol – Handebol – Futsal e Voleibol, ficando o Futebol para o dia 14 de Maio.

No Basquetebol Masculino São José enfrenta Aguai às 19:30 horas na quadra poliesportiva da AAR dia 11/05, enquanto que no mesmo dia jogando no Ginásio Municipal de Vargem Grande as equipes de Handebol Masculino e Feminino enfrentam a cidade de São João da Boa Vista.

No Futebol de Campo, a equipe rio-pardense enfrenta Vargem Grande na casa do adversário no dia 14/05/2011.

Lembramos que apenas os vencedores seguem na competição para a próxima fase.

Encerrado a primeira fase dos Jogos Abertos da Juventude

Com a vitória do handebol rio-pardense, por 21 a 20, sobre Mococa, terminou a primeira fase dos Jogos Abertos da Juventude realizado em São José do Rio Pardo. O jogo aconteceu na noite de sexta-feira, 29, na quadra do Ginásio de Esportes “Adhemar Machado de Almeida” (Tartarugão).

De acordo com o diretor de esportes, Renato Ortega, a cidade demonstrou estar bem nas categorias de base, pois, das cinco modalidades disputadas, ela conquistou três. “Lembramos que apenas os vencedores seguem na competição para a próxima fase”.

A competição é organizada pela Prefeitura de São José do Rio Pardo em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer da Juventude do Estado de São Paulo. Os participantes são da categoria sub 18, da fase sub regional. Participam das disputas, São José do Rio Pardo, Mococa, Casa Branca, Caconde, Itobi e Santa Cruz das Palmeiras.

As modalidades disputadas foram basquete masculino e feminino, futebol masculino, futsal masculino e feminino, handebol masculino e feminino e vôlei masculino e feminino.

O município disputará a próxima fase com o basquete masculino e feminino, futebol de campo masculino e handebol masculino e feminino. A fase regional terá início na quarta-feira, 11, com as disputas de basquete, handebol, futebol de salão e vôlei. A partida de futebol de campo será no sábado, 14.

Disputas

No basquete masculino São José do Rio Pardo irá enfrentar a equipe de Aguaí, no dia 11, às 19h30, na quadra poliesportiva da Associação Atlética Riopardense (AAR). No mesmo dia, no Ginásio Municipal de Vargem Grande, as equipes de handebol masculino e feminino enfrentam São João da Boa Vista. No futebol de campo, no dia 14, os rio-pardenses jogam contra Vargem Grande na casa do adversário.

Campeonato de TACO

Cerca de 20 pessoas estiveram participando do Campeonato de TACO, promovido pelo DEC no dia 01 de Maio.

A competição aconteceu no pátio do Ginásio Municipal de Esportes ( Tartarugão ).

A dupla campeã foi composta pelos alunos Pedro e Talles da Escola Euclides da Cunha que participam do Programa Escola da Família do Governo do Estado na mesma escola.

O objetivo maior do campeonato, é quanto ao resgate de atividades esportivas e recreativas que fizeram parte em outras décadas e que estão esquecidas junto aos jovens de hoje.

O DEC esta planejando um novo Campeonato, sendo que, provavelmente o campeonato seja realizado dentro das Escolas, onde as duplas vencedoras estariam classificadas para a grande final.

Prefeitura no Bairro

A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Esportes e Cultura – DEC, realizou no ultimo fim de semana (01/05/2011) o Programa Prefeitura no Bairro.

O evento foi realizado na Área de Lazer “Mario Robertson de Syllos” anexo ao Ginásio Municipal de Esportes – Tartarugão, onde foram colocados brinquedos infláveis para as crianças além de música e atividades de recreação e lazer.

O Próximo Prefeitura no Bairro acontecerá no dia 12 de junho no Bairro Maria Boaro.

No domingo em comemoração ao 1° de maio, dia Mundial do Trabalho, a atual administração esteve com o programa “Prefeitura no Bairro” na Área de Lazer “Mário Robertson de Sylos” com diversas recreações. Simultaneamente, no pátio do Ginásio “Adhemar Machado de Almeida” (Tartarugão) o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) promoveu o primeiro Campeonato de Taco de São José do Rio Pardo.

As atividades realizadas durante toda manhã atraíram famílias inteiras e também um grande número de crianças que se divertiram nos brinquedos infláveis da Prefeitura e também na competição de taco.

De acordo com o diretor de Esportes, Renato Ortega (Rina), as atividades promoveram a interação de pessoas de várias idades. “Foi um dia muito divertido. A população compareceu e se divertiu. Nós, da organização, ficamos satisfeitos de ter proporcionado mais entretenimento a todos”.

“Prefeitura no Bairro” é um programa desenvolvido pela Prefeitura sob a coordenação do DEC com o apoio das demais secretarias do município. Também participam com apoio, os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) e monitores do Projeto Capacitar, sob coordenação do professor Alexandre Cardoso (Piu-Piu).

Campeonato de Taco

A grande novidade na manhã de domingo, dia 1°, foi a competição de Taco, um jogo simples, divertido e que requer atenção e muito reflexo dos participantes. Segundo o diretor de Esportes, o objetivo do campeonato foi promover e resgatar um esporte, que também é uma brincadeira, muito praticado nos anos 80 e que infelizmente estava caindo no esquecimento. “A maioria dos participantes não tinham a mínima idéia de como disputar, mas em pouco tempo perceberam que era fácil e divertido e, depois não queriam parar mais”.

Os vencedores do primeiro Campeonato foi a dupla Tales Marcelino Alves, do bairro Paula Lima, e Pedro Henrique Teixeira, do Santo Antônio, ambos de 14 anos. Segundo suas declarações, foi a primeira vez que participaram de um jogo de Taco e disseram que gostaram muito.

Tiago Marcelino Alves, educador universitário do Escola da Família do “Euclides da Cunha” esteve no local acompanhando alguns jovens que participaram da competição e disse que irá levar o jogo para dentro da escola. “Temos espaço em que podemos tranquilamente utilizar para a prática do esporte”, disse o educador.

O prefeito João Luís Cunha parabenizou a iniciativa dos organizadores do campeonato, principalmente por estar resgatando uma brincadeira que ajuda na integração das crianças “que hoje passam a maior parte do tempo em frente aos computadores e a televisão”.

Na organização do evento estiveram os professores do DEC e os monitores do curso de Educação Física da FEUC.

Regras para o jogo de taco

Decide-se, por sorteio, qual dupla inicia com o taco. Este tem a função de defender a "casinha" da bola lançada pelos adversários. Ao mesmo tempo, acertando-se uma tacada, fazendo-se com que a bola corra para longe, pode-se tentar marcar um ponto. Para isso, a equipe dos tacos deve trocar de lugar, isto é, devem correr em direção a "cela" e a "casinha" opostos a que se encontram defendendo, e durante o percurso, bater um taco no outro.

Cada lançamento da bola, visando a "casinha" colocada no lado oposto, deve ser feito tomando-se por base a casinha mais próxima. Não se pode ultrapassá-la para se efetuar o lançamento. Feito este, o defensor da casinha visada pode tentar rebater a bola lançada, mas não é obrigado a fazê-lo. Se não acertar, o jogador adversário que está atrás da casinha visada, passará a ter a posse da bola e fará o lançamento contra a casinha oposta.

O jogador que está com o taco, deve mantê-lo sempre dentro da cela, sob pena de ser "queimado" pela bolinha jogada pelo adversário e assim, entregar o taco.

Para “tomar” o taco do adversário:

- derrubando-se a "casinha", num lançamento;

- queimando-se o jogador que não estiver com o taco na "cela";

- se ao tentar rebater uma bola, esta, após tocar o taco, for para trás da casinha protegida pelo jogador que tentou a rebatida por três vezes;

- se após uma rebatida, um dos jogadores da dupla que está lançando a bola conseguir recuperá-la ainda no ar, isto é, antes que ela toque o chão;

- finalmente, se um dos jogadores que está com o taco, derrubar a "casinha" que tem obrigação de defender.

Quando se acerta uma tacada, o jogador que lançou a bola pode tentar interceptar a trajetória da mesma, a fim de ficar mais perto da "cela" do adversário. É a única possibilidade de se fazer um lançamento a frente da "cela". Neste caso, podem os jogadores defensores pedir "dois tacos". Os atacantes podem pedir "um taco". Leva quem gritar primeiro... Nesse momento, os dois defensores "cruzam" os tacos a frente da casinha a ser defendida, mas não podem mover os tacos. Esta estratégia deve ser usada somente me lançamentos muito próximos... Obviamente, em caso de rebatida, os jogadores devem voltar às suas "celas" antes de iniciar a corrida para a marcação de pontos.

O jogo termina quando se atinge o número de pontos combinados (3, 5, 7, 10, 12, etc...) sendo que no último ponto, os tacos devem ser colocados cruzados no meio do caminho entre as duas "celas".





Publicada em : 12/05/2011, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade