Ãrbitros da região em atuação no Paulistão 2011 e Matheus Ferraz, Betinho Prescinotti , Luis Fernando e Elias Teodoro
Árbitros da região em atuação no Paulistão 2011 e Matheus Ferraz, Betinho Prescinotti , Luis Fernando e Elias Teodoro
A região de São José do Rio Pardo/SP segue representada na arbitragem dos Campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Não só em competições profissionais, os árbitros e assistentes da região seguem sendo requisitados também para certames amadores de diversas faixas etárias.
O mais famoso, Cléber Wellington Abade, está prestes a se “aposentar”. Nascido em 1966, o rio-pardense obrigatoriamente deixará no final deste ano os quadros da CBF e FPF, pois atingiu a idade limite de 45 anos estabelecida pela FIFA. No quadro da entidade paulista desde 1997, o bancário Abade já apitou 3 jogos da Série A-1 do Paulistão deste ano: Portuguesa 1x3 Ponte Preta, Oeste 0x1 Mirassol e Paulista 1x0 Oeste. Ainda em 2011, foi árbitro assistente adicional (posicionado atrás dos gols, num “teste” que a FPF tem realizado) nos confrontos Portuguesa 2x3 São Paulo e Corinthians 4x0 Grêmio Prudente. Neste domingo (dia 20/03), às 16h00, Abade será o árbitro principal de Corinthians x Americana, que jogarão no estádio do Pacaembu pela 14.ª rodada do Paulistão. Já pela Copa do Brasil, na noite da última quarta-feira (dia 16/03) apitou Bangu/RJ 0x2 Náutico/PE no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Quem está seguindo o caminho de Abade é outro rio-pardense: Alessandro Darcie (“Guri”). Professor de Educação Física e no quadro da FPF desde 2004 (ano em que também realizou o curso de formação de árbitros da Liga Riopardense de Futebol), Darcie tem 33 anos e já tem se destacado nos campeonatos da FPF. Em 2011, já foi árbitro principal em 3 jogos da Série A-2 do Paulistão: União São João 2x1 Sertãozinho, Sorocaba 2x0 São José e União Barbarense 1x1 São Bento. Também apitou Internacional de Limeira 2x1 Taubaté pela A-3. Já no Paulistão da Série A-1, foi árbitro assistente adicional (posicionado atrás dos gols, num “teste” que a FPF tem realizado) em 8 das 14 rodadas, com destaques para Ituano 1x4 Palmeiras, Corinthians 1x1 Noroeste, Mogi Mirim 0x0 Palmeiras e São Paulo 3x0 Santo André. Na noite deste domingo (dia 20/03), será novamente árbitro assistente adicional no duelo Ituano x Mogi Mirim.
Também desde 2004 no quadro da FPF, João Marcos Giovanelli é professor de Educação Física. O rio-pardense, de 29 anos, atuou em mais de 30 jogos no ano passado em campeonatos de categorias de base da FPF. Em 2011, já foi quarto árbitro em 5 jogos, com destaques para Barueri 3x2 Juventus e São Carlos 1x0 Taquaritinga em jogos válidos pela Série A-3.
Marcelo José Caetano Feltran foi quarto árbitro de Itapirense 2x2 Velo Clube pela Série A-3 do Paulistão. Também atuou em 2 jogos deste ano da Copa São Paulo de Juniores. A exemplo de Giovanelli, também deverá – como tem ocorrido nos últimos anos – a atuar em diversas rodadas dos campeonatos das categorias de base da FPF. Também com formação em Educação Física, o rio-pardense Feltran tem 28 anos e é árbitro da FPF desde 2005.
O tapiratibense André Luiz Riquena foi quarto árbitro em 2 jogos da Série A-2 do Paulistão 2011: São José 3x1 Rio Branco e Sertãozinho 2x3 Rio Preto. Apitou Atlético/PR 2x0 Juventus/SP em janeiro pela Copa São Paulo de Juniores. Com 31 anos, o funcionário público começou a apitar nos certames da Liga Riopardense de Futebol (LRF) e desde 2006 é árbitro da FPF.
Quem também começou a apitar pela LRF e desde 2009 é árbitro da FPF é o pedreiro Marcos César Philomeno, de Divinolândia/SP. “Marquinhos”, como é mais conhecido, tem 36 anos e em 2011 já foi quarto árbitro em Taubaté 1x1 Itapirense pela Série A-3 e em dois jogos da Copa São Paulo de Juniores. A FPF utilizou – e deverá repetir este ano – o árbitro em dezenas de partidas pelos campeonatos das categorias de base promovidos pela entidade paulista.
Matheus Ferraz e Elias Teodoro no Paulistão
Matheus Ferraz Pereira já fez 2 gols pelo Noroeste no Paulistão 2011. O zagueiro, de 26 anos, jogou como titular em 11 das 14 rodadas da Série A-1. Em 23 de janeiro em São Paulo/SP, marcou o “Fenômeno” Ronaldo no empate de 1 a 1 com o Corinthians no Pacaembu. Já na noite de 11 de fevereiro em Santos/SP não teve a mesma sorte na derrota de 2 a 0 para os “Meninos da Vila”.O rio-pardense tem contrato com o clube de Bauru/SP até o final deste ano.
Elias – Natural de Casa Branca/SP mas com toda sua família em Itobi/SP, o lateral Elias Teodoro está defendendo o Grêmio Catanduvense no atual Paulistão da Série A-2. Das 15 rodadas, o treinador Geime Rotta relacionou o jogador em 11 partidas. Desde o início da competição, o Catanduvense vem ocupando a liderança na tabela de classificação, tornando-se um dos grandes favoritos ao acesso para a Série A-1 de 2012. Já com 29 anos, Elias tem contrato com o clube de Catanduva/SP somente até o final da A-2. Ele é irmão de outro ex-atleta profissional e bastante conhecido na região: Cipó, também lateral, que nos últimos anos vem dirigindo uma Escolinha de Futebol mantida pela Prefeitura Municipal de Itobi/SP.
Luiz Fernando no Qatar e Betinho no São Paulo FC
O rio-pardense Luís Fernando Abichabki desde 2010 está treinando um clube da 1ª divisão do Qatar, país dos Emirados Árabes. Os treinadores famosos Sebastião Lazaroni e Paulo Autuori também estão no futebol árabe...
Já Carlos Alberto Presinotti (Betinho) segue como fisioterapeuta do São Paulo FC. Há anos o rio-pardense tem destacada função na recuperação de famosos atletas lesionados...