O momento é de reflexão sobre o nosso Futebol, diz Silvio Torres no plenário da Câmara


Silvio Torres


O momento é de reflexão sobre o nosso Futebol,diz Silvio Torres no plenário da Câmara

O deputado Silvio Torres (PSDB-SP), na sessão matutina da Câmara dos Deputados desta quarta- feira (7), afirmou que a derrota do Brasil na Copa do Mundo apressou a volta da seleção brasileira e todos, hoje, estão vivendo a realidade do nosso futebol, “não alimentada pelas ilusões e expectativas infladas pelos meios de comunicação e outros setores que faturam alto com a Copa de 2010, como faturarão, certamente, com a Copa de 2014”. E acrescentou: O técnico Dunga foi rapidamente responsabilizado e demitido por telefone pelo Presidente da CBF, que se eximiu totalmente de qualquer responsabilidade. Tirou o corpo fora, mais uma vez, como vem fazendo em todos os graves problemas que afetam o futebol brasileiro.

“Os principais clubes brasileiros devem 2,5 bilhões de reais aos cofres públicos, apenas em impostos. Estão à beira da falência. A CBF nada fez até agora- só em receitas da Seleção Brasileira, ela já fatura 240 milhões por ano- para fortalecer os clubes brasileiros, para revolucionar o futebol brasileiro, para levar o torcedor de volta aos campos, para dar segurança, tranqüilidade e, principalmente, transparência à administração do futebol brasileiro. Isso tudo vem acontecendo em uma cultura administrativa do nosso futebol de continuísmo, sem transparência, sem modernidade e sem nenhuma prestação de contas à sociedade brasileira”.

lula acordou

Torres destacou que o presidente Lula finalmente acordou: “depois de 8 anos, ele deu uma declaração positiva sobre o esporte no Brasil quando disse que não é bom para o futebol brasileiro, para a CBF, que os mandatos sejam ilimitados. O presidente da CBF está no poder desde 1989 e seu mandato, que foi prorrogado por 7 anos, vai até 2015. Depois disso, tentará colocar o seu sucessor e ser Presidente da FIFA.

E agora, com exemplo dessa natureza, dirigentes esportivos resolvem ampliar os seus mandatos: os presidentes de federação, alguns presidentes de clubes, o presidente do COB. Isso tem de acabar. Pode ser feita, por projeto de lei, a limitação dos mandatos, como o Presidente Lula propõe. Nós poderíamos fazer se a Casa se dispusesse a aprovar projeto de lei de minha autoria, que tramita há10 anos, limitando o mandato a 4 anos com a permissão de reeleição de 4 anos.”

Momento de reflexão.

Para Silvio Torres, nada é pior para o Brasil do que esse continuísmo sem responsabilidade, sem projeto, sem planejamento, ou seja, o poder pelo poder, observando: “Podemos aproveitar este momento para fazer uma reflexão sobre os problemas do nosso futebol e propor sua total modernização, preparando-nos para que 2014 seja mais do que um evento que vai custar 100 bilhões de reais em investimentos do nosso País e seja um evento que vai mudar, de forma definitiva e permanente, o futebol no Brasil”.

Proposta de Silvio Torres

A proposta do deputado Silvio Torres de limitar o mandato dos cartolas esportivos em quatro anos , permitindo-se apenas uma reeleição por igual período, está inserida no projeto de lei nº 4874, de sua autoria, que dispõe sobre o Estatuto do Esporte. Esse projeto teve sua origem no âmbito da CPI da CBF/NIKE, realizada em 1999 e 2000.

Na ocasião, ficou comprovada a necessidade de um legislação que modernizasse a norma então em vigor (Lei Pelé), corrigisse as suas distorções e desse condições para que o esporte nacional pudesse se desenvolver de forma mais justa e equilibrada, transparente e livre das ações escuras praticadas por entidades de prática desportiva, clubes, agentes e empresários, que se perpetuam no poder.

O Estatuto do Esporte passou pelo exame de uma Comissão Especial, que optou pela elaboração de um substitutivo. Esse texto encontra-se pronto para votação no plenário da Câmara desde 2005.

Cláudio Coletti (07-07-2010)

VALERIA SCHEIDE

Assessora de Comunicação

Tels. (11) 8354-6261 ou 7744-8729 ou 5087-4845





Publicada em : 13/07/2010, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade