ELIMINAÃ?Ã?O BRASILEIRA NA COPA DA ÃFRICA DO SUL SERVE DE ALERTA PARA 2014
ELIMINAÇÃO BRASILEIRA NA COPA DA ÁFRICA DO SUL SERVE DE ALERTA PARA 2014
Deputado Silvio Torres alerta para a fragilidade política do nosso futebol
O deputado federal Silvio Torres considera que a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul deve servir de alerta para o futebol nacional. Segundo ele, o modelo de administração dos clubes de futebol no país reflete de alguma forma, os resultados que obtemos nos últimos mundiais. “A derrota de hoje não é uma surpresa. Sabíamos que quatro ou cinco seleções tinham condições de voltar com o título, o Brasil era uma delas. Temos um problema que não é meramente técnico, dentro do campo”, avalia.
De acordo com ele, o que está em jogo, agora, é qual o modelo de futebol nós queremos para o nosso futuro. Torres lembra que as questões de interesse dos clubes devem ter os “olhos” do governo. “Com raríssimas exceções, nossos clubes são mal administrados e são deficitários, além do que os nossos jovens saem cada vez mais cedo para o exterior”, considera.
Para Silvio Torres, as entidades futebolísticas do nosso país precisam passar por uma reciclagem técnica e administrativa, olhando para o próximo mundial que será em 2014, no Brasil. “Na África do Sul, os gastos saíram do controle e, o pior, não deve deixar legado algum para seus cidadãos”, alerta.
Torres, que é presidente da Subcomissão de Fiscalização da Copa de 2014 na Câmara, reforça ainda a necessidade de fiscalizar permanentemente a organização do Mundial no Brasil. “Vamos continuar de olho nos gastos, para não cometermos os mesmos erros da África do Sul e também do Panamericano do Rio de Janeiro, e mudar as condições do futebol que existe no Brasil.