2ª Copa Tambaú de Futebol Infantil supera expectativas
2ª Copa Tambaú de Futebol Infantil supera expectativas
Por Cleber Wellington Abade
No período de 02 a 06 de junho foi realizada a 2ª Copa Tambaú de Futebol Infantil que contou com 17 clubes de São Paulo, Minas Gerais e uma equipe do Casaquistão. Os clubes foram distribuídos em 4 categorias (sub11, sub13, sub15, sub17) totalizando 48 equipes e inscrição de 881 jogadores.
As equipes que estiveram em Tambaú foram: União São João de Araras, Escola Futpoços e Poços de Caldas FC (Poços de Caldas/MG), CA Juventus (Rio Claro/SP), Matão AC (Matão/SP), União da Pedra Branca e Clube Esportivo Operário(Alfenas/MG), Porto Ferreira FC e DEC Ferreirense (Porto Ferreira/SP), AEC Monte Alto EC (Monte Alto/SP), Operário/Radium FC e Nova Geração (Mococa/SP). De Ribeirão Preto vieram Portuguesa, Real FC, Paulistano e Olé Academy Kazakhstan formada por jogadores casaques que estão fazendo intercâmbio de um ano em nosso país, e representando a cidade sede, DME Tambaú.
A 2ª COPA TAMBAÚ DE FUTEBOL INFANTIL foi uma realização da Prefeitura Municipal sob gestão do Prefeito Toninho Agassi e organizada pela CRM Eventos, Luiz Carlos Moscardin e Cleber Wellington Abade. O patrocinador oficial das bolas da Copa mais uma vez foi a SAGA Sports.
O staff coordenado pelo Diretor de Esportes Nathan Celestino deu total apoio às equipes nos alojamentos, assim como, nos estádios às equipes de arbitragem e aos torcedores.
A divulgação da Copa contou com o apoio do esportista Paula Rodrigues através do site www.boletimesportivo.com, que atualizou resultados, tabela e classificação diariamente. Também fizeram menção à Copa os jornais: Mantiqueira, Jornal de Poços, Jornal da segunda e Folha Popular (Poços de Caldas), Jornal O Tambaú (Tambaú), sites: www.vounessa.com.br (Ribeirão Preto)
Nos quatro dias foram realizados 72 jogos nos estádios EC Operário, EC União e ADC Atlas nas categorias sub 11 com 7 equipes, sub 13 com 12 equipes, sub 15 com 15 equipes e sub 17 com 14 equipes. A arbitragem contou com 18 árbitros, pertencentes aos quadros da FPF, FMF, FFI orientados pelo árbitro da CBF Cleber Wellington Abade.
O desfile de abertura no dia 02 foi muito emocionante contando com o desfile das equipes e dos troféus, execução do Hino Nacional do Casaquistão e do Brasil, e apresentação dos vídeos sobre a história do atleta do século Pelé e os vídeos do Hino Oficial da Copa do Mundo da África.
Foram entregues troféus e medalhas aos 3 melhores classificados por categoria. O troféu FAIR PLAY foi entregue à equipe REAL FC e o craque da Copa foi o jogador Leonardo Dias Albino, camisa 10 da categoria sub 11 do Poços de Caldas FC (Vulcãozinho)que comandou a vitória de 2x0 na final sobre a equipe do União São João de Araras que conta com o craque da Copa Guará, o jogador Breno. Depois da Copa Guará, Breno foi aprovado nos testes do São Paulo FC e já está treinando com a equipe
sub11 do Morumbi.
Leonardo concorreu com os destaques das outras categorias que foram:
Sub 13: O meio campo Weglas do CA Juventus;
Sub15: O goleiro Vinícius do Poços de Caldas FC;
Sub 17: O atacante Guilherme do Poços de Caldas FC
Estatísticas do Campeonato:
Sub11: 12 jogos, 58 gols (média 4,83), nenhuma substituição disciplinar;
Sub13: 15 jogos, 50 gols (média 3,33), 5 substituições disciplinares (média 0,33);
Sub15: 24 jogos, 72 gols (média 3,00), 65 amarelos(média 2,71), 8 vermelhos (média 0,33);
Sub17: 21 jogos, 45 gols (média 2,14), 70 amarelos(média 3,33), 5 vermelhos (média 0,24);
GERAL: 72 jogos, 225 gols (média 3,13), 135 amarelos (média 3,00), 13 vermelhos (média 0,29) e 05 substituições disciplinares (média 0,19).
Mais uma vez nos jogos finais não ocorreram expulsões de jogadores.
JOGOS FINAIS
SUB 11
POÇOS DE CALDAS FC (VULCÃO) 2 X 0 UNIÃO SÃO JOÃO
Arbitragem: Joel Matias (FFI Tapiratiba), auxiliado por Marcos Roberto da Silva (FFI Santa Rosa de Viterbo), Carlos Roberto (FFI São Simão).
Gols: Anderson e Matheus
Os comandados do técnico Bata (União São João) conseguiram manter equilíbrio durante o 1º tempo, mas, no 2º tempo o técnico Marcelo Albino do Vulcão fez uma marcação individual sobre o craque Breno e os jogadores Felipe e Leonardo passaram a ter mais liberdade para colocarem os atacantes na cara de gol até que aos 5 minutos do 2º tempo Anderson abriu o placar e aos 10 minutos Matheus deu os números finais.
SUB 13
CA JUVENTUS 4 X 0 DME TAMBAÚ
Arbitragem: André Luis Riquena (FPF), auxiliado por Giovanna Sá (FFI Ribeirão Preto), Priscila Leidielen (FFI Ribeirão Preto)
Gols: Lucas (2), Liniker e Victor.
O “gigante” goleiro Enoque de Tambaú fez vários milagres e no ataque o habilidoso jogador Gabriel junto com o craque da Copa ECP 2009, Murilo Misson, tentavam abrir o marcador para o time da casa, empurrados pela grande torcida, mas, no contra ataque aos 9 minutos do 1º tempo Liniker fez um golaço e desequilibrou o time da casa comandado pelo técnico Archimedes. Logo em seguida, aos 13 minutos Lucas ampliou e depois Victor. Weglas do Juventus tomou conta do meio campo e foi o “garçon” do jogo. Novamente Lucas aos 17 minutos ampliou para 4x0 e comemorou com o técnico Valdir após o apito final. A equipe do Juventus se prepara para excursão que fará no mês de julho na Itália e outros países da Europa.
SUB 15
POÇOS DE CALDAS FC (VULCÃO) 0 (3) X 0 (2) PAULISTANO
Arbitragem: Allan da Silva Bonardi(FPF), Marcos César Philomeno (FPF), Jair Moreira (FFI Tapiratiba).
Cartões Amarelos: Vinicius, Higor e Murilo (Paulistano).
O Paulistano veio com 3 desfalques para a final em razão da expulsão de Carlos Magno na semifinal e o 2º cartão amarelo dos jogadores Vinícius e Hugo (principal jogador do meio campo). O jogo foi equilibrado durante todo tempo. Felipe atacante do Paulistano sentiu a falta do camisa 10 Hugo (suspenso) e ainda tinha do outro lado o grande destaque do jogo, Vinícius, goleiro do Vulcão. No 2º tempo as equipes se respeitaram e os comandados dos técnicos Moacir e Marcelo Albino não quiserem se arriscar e preferiram a sorte dos pênaltis.
Durante a disputa o goleiro Vinícius fez duas defesas e no último pênalti, o artilheiro e bom jogador Felipe desferiu um chute que bateu em duas traves e saiu para alegria do goleiro Vinícius e seus companheiros.
SUB 17
POÇOS DE CALDAS FC (VULCÃO) 2 X 0 FUTPOÇOS
Arbitragem: Carlos Alberto da Silva (FMF Poços de Caldas), Veridiana Contiliane (FFI Serrana), Julio César Campi Sígoli (FPF).
Gols: Pedro Paulo e Guilherme.
Cartões Amarelos: Igor e Gustavo (Futpoços), Pedro Paulo e Raphael (Vulcão).
Jogo mais esperado da tarde, pois, se tratava de um derbi e para apimentar o jogo, o responsável pela arbitragem (Cleber Abade) escalou um árbitro da cidade de Poços de Caldas.
O Futpoços cabeça de chave nº2 por ser campeão da Copa Guará 2010 estreou com um empate inesperado de 2x2 contra o Real FC, num dia que tudo deu errado, jogador com entorse de tornozelo nos primeiros minutos, atacante perdeu gol sem goleiro e goleiro falhando no último chute do jogo, deixando a bola passar debaixo do corpo após falta cobrada pelo ataque do Real. Desta forma, foi para o último jogo precisando vencer o selecionado casaque em jogo bastante equilibrado. Neste jogo internacional a arbitragem foi do árbitro Cleber Abade (CBF) e o Futpoços conseguiu fazer 1x0 no finalzinho do jogo. Na semi final jogou contra o Operário/Radium FC vice campeão de 2009. Abriu o placar aos 20 minutos e quando ainda comemorava, numa cobrança de falta de longa distância e numa bobeira da defesa, o bom atacante Danilo, filho do ex-jogador profissional Igaraí, mostrou que a artilharia vem de família e não perdoou, empatando a partida. Mesmo com a expulsão do jogador João Pedro o time do técnico João Batista conseguiu segurar o empate. Nos tiros penais foram necessárias 10 cobranças de cada lado para definir o finalista.
O Poços de Caldas FC pegou de cara a equipe A do Casaquistão e empatou em zero a zero, em jogo muito disputado. O Vulcão chegou para a partida decisiva precisando vencer a Nova Geração por 5 gols de diferença. 1º tempo 5x0 Vulcão. 2º tempo o time acomodou e no final ainda sofreu sufoco. Com o resultado houve empate em todos os itens, sendo que o Vulcão se classificou no quesito cartão amarelo, Olé kazakhstan recebeu 5 amarelos enquanto Poços de Caldas FC recebeu 4 cartões. Na semifinal, Poços de Caldas FC passou com um magro 1x0 sobre o Paulistano.
Final: O Futpoços comandado pelo técnico Rafael veio com desfalque do jogador Guilherme (Catitó) que recebeu 2º cartão amarelo, lembrando que em Guará o jogador também não disputou a final pelo mesmo motivo. O jogo foi bastante nervoso e as equipes marcavam muito forte até que o jogador Pedro Paulo abriu o placar aos 17 minutos. No 2º tempo o jogador Guilherme ampliou aos 11 minutos para os comandados do técnico Marcelo Albino. O árbitro Carlos Alberto Silva precisou correr em cima da jogada para manter a disciplina até o apito final e mostrou 2 cartões amarelos para cada equipe.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
SUB 11
1º POÇOS DE CALDAS FC (VULCÃO)
2º UNIÃO SÃO JOÃO
3º REAL FC e CA JUVENTUS
SUB 13
1º CA JUVENTUS
2º DME TAMBAÚ
3º UNIÃO SÃO JOÃO e REAL FC
SUB 15
1º POÇOS DE CALDAS FC (VULCÃO)
2º PAULISTANO
3º DME TAMBAÚ e PORTO FERREIRA FC
SUB 17
1º POÇOS DE CALDAS FC
2º FUTPOÇOS
3º OPERÁRIO/RADIUM FC e PAULISTANO B
TABELA DE JOGOS
DIA 03.06.2010 EC OPERÁRIO
Categoria Mandante Visitante
SUB 15 AEC Monte Alto 4 X 2 CE OPERÁRIO
SUB 15 PORTUGUESA 0 X 5 Operário/Radium FC
SUB 15 FUTPOÇOS 2 X 0 NOVA GERAÇÃO
SUB 13 Operário/Radium FC 1 X 1 AEC Monte Alto EC
SUB 13 UNIÃO SÃO JOÃO 2 X 0 CE OPERÁRIO
SUB 11 REAL FC 3 X 0 NOVA GERAÇÃO
SUB 11 Poços de Caldas FC 7 X 0 Operário/Radium FC
SUB 13 DME TAMBAÚ 2 X 1 MATÃO AC
DIA 03.06.2010 EC UNIÃO
Categoria Mandante Visitante
SUB 17 REAL FC 2 X 2 FUTPOÇOS
SUB 17 Olé/Kazakhstan A 0 X 0 Poços de Caldas FC
SUB 15 REAL FC 0 X 1 UNIÃO SÃO JOÃO
SUB 17 Olé/Kazakhstan B 1 X 0 PORTUGUESA
SUB 17 DME TAMBAÚ 0 X 0 AEC Monte Alto EC
SUB 13 Porto Ferreira FC 3 X 0 FUTPOÇOS
SUB 15 Porto Ferreira FC 2 X 0 União Pedra Branca
SUB 17 NOVA GERAÇÃO X DEC Ferreirense
DIA 03.06.2010 ADC ATLAS
CA JUVENTUS 0 X 1 PAULISTANO A
PAULISTANO 1 X 1 MATÃO AC
DME TAMBAÚ 1 X 3 CA JUVENTUS
CA JUVENTUS 0 X 2 Poços de Caldas FC
DIA 04.06.2010 EC OPERÁRIO
Categoria Mandante Visitante
SUB 11 DME TAMBAÚ 0 X 7 REAL FC
SUB 13 Poços de Caldas FC 2 X 1 MATÃO AC
SUB 15 UNIÃO SÃO JOÃO 1 X 1 União Pedra Branca
SUB 13 NOVA GERAÇÃO 1 X 1 CE OPERÁRIO
SUB 13 REAL FC 3 X 0 AEC Monte Alto EC
SUB 11 CA JUVENTUS 8 X 2 NOVA GERAÇÃO
SUB 11 UNIÃO SÃO JOÃO 6 X 0 Operário/Radium FC
SUB 15 NOVA GERAÇÃO 0 X 3 MATÃO AC
DIA 04.06.2010 EC UNIÃO
Categoria Mandante Visitante
SUB 17 FUTPOÇOS 3 X 1 PORTUGUESA
SUB 17 Olé Kazakhstan A 5 X 0 NOVA GERAÇÃO
SUB 17 Olé Kazakhstan B 4 X 0 REAL FC
SUB 17 Poços de Caldas FC 3 X 0 DEC Ferreirense
SUB 15 DME TAMBAÚ 4 X 0 Operário/Radium FC
SUB 15 Poços de Caldas FC 3 X 0 CE Operário
SUB 15 REAL FC 0 X 1 Porto Ferreira FC
SUB 15 FUTPOÇOS 1 X 3 PAULISTANO
DIA 04.06.2010 – ADC ATLAS
Categoria Mandante Visitante
SUB 15 CA JUVENTUS 1 X 3 AEC Monte Alto
SUB 17 PAULISTANO A 1 X 1 Operário/Radium FC
SUB 17 DME TAMBAÚ 0 X 0 PAULISTANO B
SUB 13 CA JUVENTUS 2 X 0 FUTPOÇOS
DIA 05.06.2010 EC OPERÁRIO
Categoria Mandante Visitante
SUB 13 CME TAMBAÚ 2 X 1 Poços de Caldas FC
SUB 11 CME TAMBAÚ 2 X 2 NOVA GERAÇÃO
SUB 15 União Pedra Branca 4 X 2 REAL FC
SUB 15 UNIÃO SÃO JOÃO 0 X 4 Porto Ferreira FC
SUB 11 Poços de Caldas FC 1 X 1 União São João
SUB 13 União São João 9 X 0 NOVA GERAÇÃO
SUB 13 Operário/Radium FC 1 X 1 REAL FC
SUB 15 CME TAMBAÚ 3 X 0 PORTUGUESA
DIA 05.06.2010 EC UNIÃO
Categoria Mandante Visitante
SUB 15 FUTPOÇOS 0 X 1 MATÃO AC
SUB 17 Olé Kazakhstan A 3 X 0 DEC Ferreirense
SUB 17 Olé Kazakhstan B 0 X 1 FUTPOÇOS
SUB 17 Poços de Caldas FC 5 X 0 NOVA GERAÇÃO
SUB 17 REAL FC 1 X 1 PORTUGUESA
SUB 17 PAULISTANO B 0 X 0 AEC Monte Alto EC
SUB 15 AEC Monte Alto EC 0 X 2 Poços de Caldas FC
SUB 15 NOVA GERAÇÃO 0 X 8 PAULISTANO
DIA 05.06.2010 – ADC ATLAS
Categoria Mandante Visitante
SUB 15 CA JUVENTUS 3 X 0 CE OPERÁRIO
SUB 13 CA JUVENTUS 5 X 1 Porto Ferreira FC
SUB 17 CA JUVENTUS 1 X 2 Operário/Radium FC
SUB 11 CA JUVENTUS 1 X 2 REAL FC
DIA 06.06.2010 – SEMIFINAIS – EC OPERARIO
Horário Categoria Mandante Visitante
08:00 SUB 11 REAL FC 0 X 2 UNIÃO SÃO JOÃO
09:00 SUB 17 FUTPOÇOS (8) 1 X 1 (7) Operário/Redium
10:00 SUB 13 DME TAMBAU 3 X 1 REAL FC
11:00 SUB 15 DME TAMBAU 0 X 1 PAULISTANO
DIA 06.06.2010 – SEMIFINAIS – ADC ATLAS
Horário Categoria Mandante Visitante
08:00 SUB 11 POÇOS DE CALDAS 7 X 1 CA JUVENTUS
09:00 SUB 17 POÇOSDE CALDAS 1 X 0 PAULISTANO B
10:00 SUB 13 UNIÃO SÃO JOÃO 1 X 3 CA JUVENTUS
11:00 SUB 15 Porto Ferreira FC (0) 1 X 1 (3) Poços de Caldas
DIA 06.06.2010 – FINAIS – EC OPERARIO
Horário Categoria Mandante Visitante
13:00 SUB 11 UNIÃO SÃO JOÃO 0 X 2 POÇOS DE CALDAS
14:00 SUB 17 FUTPOÇOS 0 X 2 POÇOS DE CALDAS
15:00 SUB 13 DME TAMBAÚ 0 X 4 CA JUVENTUS
16:00 SUB 15 PAULISTANO (2) 0 X 0 (3) Poços de Caldas