Secretaria de Esportes elogia os Jogos - O espetáculo de abertura, as praças esportivas e a receptividade da população foram destaque
Secretaria de Esportes elogia os Jogos - O espetáculo de abertura, as praças esportivas e a receptividade da população foram destaque
Encerrados na tarde de sábado, 11 de julho, em cerimônia realizada pelo departamento de Cultura do DEC no Tartarugão, os 59º Jogos Regionais de São José do Rio Pardo foram elogiados pelo representante da Secretaria de Lazer, Esporte e Juventude do Estado de São Paulo, Fernando Jorge. “Para nós, da Secretaria, foi um sucesso”.
Em relação à abertura do evento, que foi realizada pelo Departamento de Cultura do DEC, Fernando disse que há tempos não via um espetáculo tão bonito. “Foi bem elaborada, muito bonita mesmo, até nossos coordenadores e diretores que estavam presentes elogiaram muito.”
A avaliação também foi positiva, segundo ele, em relação às praças esportivas. “As praças esportivas estavam bem organizadas, as equipes gostaram muito. Houve reformas que serão deixadas para a cidade. Foi tudo muito tranquilo. Sempre acontece alguma coisinha, mas foi totalmente solucionada, nada que interferisse no andamento dos Jogos.”
Sobre o próximo ano, Fernando falou que ainda não há uma cidade. “O comentário que houve durante os Jogos é que Mococa pode pleitear esta realização, mas nada oficial. A partir de alguma solicitação é que a Secretaria decidirá.”
Ele salientou a receptividade por parte dos rio-pardenses. “A população recebeu os atletas muito bem. Agradeço aos rio-pardenses e toda a imprensa que nos recebeu muito bem. Até o próximo evento que pudermos nos encontrar!”
Também para o prefeito João Santurbano a avaliação dos Jogos foi a melhor possível. “Superamos algumas dificuldades, o que é normal. O importante é que graças a Deus não houve nada grave durante a realização dos Jogos e estamos muito felizes, afinal de contas, mostramos que São José do Rio Pardo pode tranquilamente sediar eventos desse porte.”
Agradecimentos
Santurbano agradeceu ao comércio e à indústria de São José do Rio Pardo. “Houve uma manifestação muito grande de comerciantes em relação aos Jogos Regionais, um aumento significativo no movimento. Como administradores públicos, não podemos virar as costas para aquele que gera emprego, aquele que ajuda a desenvolver o município, e é o comércio e a indústria que fazem isso.”
Por fim, agradeceu a população e a organização dos Jogos. “Quero agradecer todas as pessoas, funcionários do DEC e da Prefeitura na pessoa do Hélio Escudero. Ele é o presidente da Comissão dos Festejos dos 150 anos da cidade e foi o coordenador dos Jogos Regionais, mostrou sua competência, sua capacidade. Um trabalho que não foi fácil, mas conseguiu levar adiante esse belíssimo evento. E a toda população, que soube receber muito bem os visitantes.”
O presidente do DEC, José Carlos Zanetti, também fez agradecimentos. “Sei que tudo para se fazer é uma luta, e nós lutamos muito para que isso acontecesse. Temos a mão do deputado federal Silvio Torres, do prefeito João Santurbano, do Hélio Escudero, de toda equipe do DEC de funcionários e professores. Peço às empresas de São José que venham ajudar a gente, que venham cooperar com o esporte e dar oportunidade para cada jovem da cidade. Agradeço também a Secretaria de Esportes e o comércio local.”
Certeza da capacidade
O presidente da comissão organizadora dos Jogos, Hélio Escudero, afirmou que o evento aconteceu porque os que se comprometeram em realizá-lo deram o máximo de si. Admitiu que houve muitos obstáculos, mas, com o apoio do prefeito Santurbano, do deputado Silvio Torres, dos professores do DEC e de outros, os entraves foram sendo superados. “Tínhamos absoluta certeza de nossa capacidade, juntamente com Mococa, de organizar os Jogos. E foi isso que colocamos na consciência de cada um, que a gente era, sim, capaz. E foi isso que nós fizemos todo este tempo”, lembrou.
Sobre a solenidade de abertura ocorrida na noite de 3 de julho, no campo do Vasco, Escudero disse que foi um sucesso, assim como os Jogos em si. Reiterou que o evento todo foi resultado do patrocínio do governo estadual, que concedeu R$ 400 mil, e da contribuição particular de empresas e empresários locais. “Iremos agradecer a cada um deles no decorrer da semana, porque sem eles não seria possível realizar os Jogos”.
Ele comentou ainda que a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, responsável pelo acompanhamento dos Jogos, enviou cerca de 60 pessoas para São José do Rio Pardo, entre coordenadores e pessoal de apoio, sem contar equipes de arbitragem. E concluiu afirmando que as competições aconteceram dentro do esperado, com os resultados sendo definidos sem interferência externa.
Escolinhas do DEC
O diretor de Esportes do DEC, Marcelo José Barbosa, informou que o intuito é não só manter as escolinhas esportivas funcionando, mas divulgá-las. “Que a molecada que veio assistir os Jogos possa procurar o DEC e entrar no esporte para que no futuro possamos ter todas as praças esportivas nossas lotadas.”
Ele disse que se emocionou durante os Jogos. “Tenho que agradecer a todos que confiaram no nosso trabalho, principalmente à população que veio prestigiar todos os jogos de Rio Pardo. Fiquei arrepiado, fazia muito tempo que a gente não tinha isso aqui no Tartarugão e quero agradecer também aos empresários da cidade, que foram jogadores a mais em todas as modalidades de Rio Pardo. Parabéns a todos e que continuem esse incentivo ao esporte.”
Clique aqui e vejam as fotos da conquista do futebol. de São José do Rio Pardo nos Jogos