Jogos Regionais são oficializados em São José: Encontro na Câmara reuniu prefeitos, secretários, vereadores e membros da comissão organizadora


Encontro na Câmara reuniu prefeitos, secretários, vereadores e membros da comissão organizadora


Jogos Regionais são oficializados em São José:  Encontro na Câmara reuniu prefeitos, secretários, vereadores e membros da comissão organizadora


Jornal Gazeta do Rio Pardo

 

Uma reunião ocorrida na Câmara Municipal na tarde de sexta-feira, 27, lançou oficialmente a realização dos 59º Jogos Regionais em São José do Rio Pardo, previstos para o período de 1 a 11 de julho, com Mococa ficando como subsede. Estima-se que entre atletas, familiares, integrantes das comissões técnicas, motoristas e outros participantes, 30 mil pessoas estarão circulando pelos dois municípios durante o evento.

Os prefeitos das duas cidades, João Santurbano e Maria Edna Gomes Maziero, participaram da reunião, assim como secretários, vereadores, delegado de esportes de Campinas, delegado de ensino da região de São João da Boa Vista e representantes do DEC, dentre outras pessoas. 

O presidente da comissão de festejos dos 150 anos de São José do Rio Pardo, Hélio Escudero, disse que é um grande desafio acolher milhares de atletas nos dois municípios. No encontro ficou definido que as escolas estaduais das duas cidades, incluindo os distritos de Igaraí e São Benedito das Areias, ficarão disponíveis para alojar participantes na época dos jogos. Escolas municipais e particulares serão agora procuradas para que também possam ceder espaço para acolhimento.

Escudero falou que a fase seguinte será o levantamento dos municípios participantes e da quantidade de atletas que estarão presentes em São José e Mococa. As praças esportivas das duas cidades estão sendo agora visitadas, o que inclui piscinas, quadras, campos, bochas, pistas de atletismo etc.

Os gastos decorrentes dos eventos que acontecerão nos Jogos Regionais deverão ser bancados, em parte, pelas empresas e parceiros participantes, que estão sendo procurados pelos organizadores, com o Estado custeando a outra parte. As Prefeituras entrarão com mão de obra, equipamentos e máquinas. Donos de restaurantes, postos de gasolina, farmácias, hotéis e outros empreendimentos também serão procurados para cooperar.

 

Prefeitos apoiam

João Batista Santurbano, prefeito de São José do Rio Pardo, lembrou que os Jogos Regionais não trarão apenas a entrada de recursos financeiros dos participantes na economia dos dois municípios. Um dos benefícios que o evento ocasionará, na visão dele, será o de motivar os jovens quanto ao esporte. Outro, o de atrair gente de cidades próximas para assistir aos jogos, criando uma amizade mais forte entre as pessoas.

Maria Edna, prefeita de Mococa, disse ter recebido a notícia de que a cidade que administra também sediará os jogos com alegria, embora inicialmente com certa apreensão. Isto porque ela temia que sobrassem despesas para a Prefeitura, mas aos poucos foi convencida de que as vantagens que os jogos trarão, inclusive financeiras, serão muito maiores que eventuais desvantagens.

 

Dentre os maiores

O professor Yuri Feres Abrão, que integra a comissão dos festejos do sesquicentenário rio-pardense, lembrou que os Jogos Regionais do Estado de São Paulo são considerados um dos três maiores eventos esportivos das Américas, só perdendo para os Jogos Pan-americanos e os Jogos Abertos.

Oito cidades consideradas da “primeira divisão” terão atletas alojados em São José do Rio Pardo, o que significa que atletas de seleção estarão aqui. Os jogos entre esses atletas também acontecerão em São José. Outras 43 cidades, aproximadamente, cujos atletas integram a chamada “segunda divisão”, ficarão hospedadas entre os dois municípios, mas a maior parte ficará aqui. Estarão em disputa 21 modalidades esportivas. 





Publicada em : 09/05/2015, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade