Projeto Social de Defesa Pessoal estreita relação entre comunidade e a Escola Natal Merli
Projeto Social de Defesa Pessoal estreita relação entre comunidade e a Escola Natal Merli
Com cerca de três anos em atividades, o Projeto de Defesa Pessoal, implantado na E. E. do Conjunto Habitacional Natal Merli, tem proporcionado laços mais estreitos entre a escola e a comunidade. Com participantes de todas as idades, o projeto, desenvolvido pelo mestre João Batista Dessimoni, oferece a toda a comunidade do bairro, aulas de defesa pessoal. O importante, segundo Dessinoni, é que os participantes, por meio das técnicas de defesa pessoal, aprendem a disciplina, as regras e, sobretudo, a alcançar o equilibrio físico e, principalmente, mental. O importante é que todos estão sempre dispostos e vêm, à escola, imbuídos de um espírito de cooperação, e as aulas visam à valorização das relações cordiais e éticas que deve haver entre todos e, sobretudo, pela escola, que, gentilmente, cede as instalações para as atividades que ocorrem durante a semana, no período noturno. Segundo a avaliação do gestor da Escola Estadual do Conjunto Habitacional Natal Merli, Jorge Luiz Boldrin, a cooperação voluntária de Dessinoni é muito bem-vinda e importante, pois, quando o procuramos para desenvolver essas atividades na escola, queríamos oferecer suportes e opções que ajudassem a escola a se fazer mais presente na comunidade. Os resultados, segundo o gestor, são ações positivas, uma vez que a escola não sofre mais depredações, está sempre organizada e as pessoas verificam que ela (escola) pertence a todos. Outro ponto ainda, nas palavras do gestor, é que os alunos da escola que participam do projeto passam a ter maior concentração, equilíbrio e responsabilidade. Além disso, “quando venho à escola observar as atividades, vejo as pessoas procurarem o João Dessimoni para resolver problemas pessoais, muitas vezes conflitos que estão acontecendo entre os alunos e seus familiares; e o João, pacientemente, escuta a todos e os aconselha a sempre resolverem as controvérsias por meio do diálogo e regras de boa conduta”. As aulas acontecem todas as semanas, as terças e quintas, nas dependências da escola e todos, que querem participar, podem o fazer.