Marco Moreira participa de sexta de Pós Graduação em Futebol e Futsal pela Universidade Gama Filho em Campinas


Marco Moreira e o Profº Dr Alcides José Scaglia



Nesse fim de semana (dias 20 e 21/10/2012), o Diretor de Esportes e Lazer do DEC de São José do Rio Pardo, Profº Marco Antonio Moreira, esteve participando da sua sexta aula de Pós Graduação em Futebol e Futsal pela Universidade Gama Filho em Campinas. A aula foi sobre "Pedagogia do Futebol na Iniciação", ministrado pelo Profº Dr. Alcides José Scaglia (Licenciado e Bacharel em Educação Física - UNICAMP, Mestre em Pedagogia do Esporte - UNICAMP, Doutor em Pedagogia do Movimento - UNICAMP / Docente no Curso de Ciências do Esporte - FCA/UNICAMP, Docente da Pós Graduação da FCA e FEF (mestrado e doutorado), Palestrante em alguns cursos de Pós Graduação Lato-sensu - UNICAMP e Gama Filho, Fundador da ONG Associação Futebol Arte, Colunista Especial da Universidade do Futebol, autor de vários livros, entre eles "Pedagogia do Esporte", "Educação como Prática Corporal", "O Futebol e as Brincadeiras de Bola" e etc....). A aula foi sobre futebol na iniciação, vários temas foram abordados, entre eles as Novas Tendências para o Treinamento do futebol, mas o principal foi sobre "pedagogia da rua".... O prof. Dr. Alcides Scaglia colocou em pauta sobre a importância do futebol de rua que nos dias de hoje não existem mais. As famosas "peladas" nos campos de terra, com gols improvisados de bambu, chinelos, pedras, latas, com desnível de terreno, etc.... ou até mesmo no meio da rua, onde a linha lateral era as paredes das casas, ou as guias das calçadas quando haviam. A verdadeira arte do futebol.... Da rua sairam os maiores jogadores de futebol do mundo, Pelé, Zico, Sócrates, Maradona, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Tostão, Klinsmann, Raí, Johan Cruyff, Eusébio, Oliver Kahn, etc... etc... etc... (um vídeo foi passado com alguns jogadores dando depoimentos sobre suas experiências na rua). Nessa aula, o profº propôs que as crianças deveriam brincar com a bola e não participar de escolinhas de futebol, com regras, competições, etc... A rua hoje está muito perigosa, então as escolinhas de futebol deveriam abrir seu espaço para as crianças brincarem, e depois de uma certa idade, aí sim, começar a participar dos treinamentos nas categorias de base. Na ocasião um vídeo sobre a Seleção Brasileira de Futebol de 1982 foi passado. E a pergunta; "quem é que aprendeu com quem, o Barcelona que tem um futebol magnífico e o resto do mundo tinha que aprender, ou, foram eles que aprenderam com o Brasil de 82 como é que joga". Apesar dessa seleção não ter sido campeão, mas quem se lembra, realmente deu um show.  Outro tema abordado também foi sobre a venda de jogadores brasileiros novos (na idade) para o exterior. Lembrando que a Seleção Brasileira de 82 quase todos os jogadores (95%) atuavam no Brasil.
 
 





Publicada em : 04/11/2012, por Paulão



Parceiros
Carlos Tavela - Jiu Jitsu / MMA
O Jornalzinho

Publicidade