-LESIONEI...O QUE USAR? CALOR OU FRIO?-, leia o artigo assinado por Clarissa Navarro
LESIONEI...O QUE USAR? CALOR OU FRIO?
Clarissa Navarro
As terapias que usam o calor (termoterapia) e o frio (crioterapia) não levam à cura de nenhuma lesão, seja ela ortopédica, ou não, mas são coadjuvantes do tratamento fisioterápico. São recursos sintomáticos, que quando aplicados adequadamente, reduzem consideravelmente os sintomas da inflamação(dor, tensão, edema). Mas muitas pessoas têm dúvida sobre quando usar o calor ou o frio. Por isso seguem algumas dicas básicas sobre o assunto.
FRIO ou CALOR?? - Preconiza-se a utilização de gelo nas primeiras 72 horas (3 dias) pós-lesão ou trauma (para controle de edema e dor); após 72 horas o calor é uma ótima terapia, isso se o processo inflamatório agudo (calor, rubor, inchaço) tiver cedido após as 72 horas. As formas de calor que você pode utilizar são (aplicar durante 15 a 20 minutos):
· Infravermelho
· Banho quente
· Compressas quentes
· Bolsas de água quente
· Micro-ondas (apenas na fisioterapia)
· Ondas curtas (apenas na fisioterapia)
Efeitos Terapêuticos do Calor:
1- Alivia a dor;
2- Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos;
3- Diminui a rigidez das articulações;
4- Melhora o espasmo muscular;
5- Melhora a circulação.
Quando utilizar frio – O gelo é muito utilizado, principalmente, nas lesões esportivas. Na fase aguda das lesões (primeiras 72 horas), o gelo é uma ótima terapia, sendo analgésico e antiinflamatório, e pode-se dizer que é uma das mais antigas, utilizadas séculos atrás. O tempo ideal para aplicação do gelo é de 20 minutos, e de preferência associada à elevação da articulação lesionada (elevar 20cm acima do nível do coração, para drenar o edema) e compressão da mesma.
Efeitos Terapêuticos do Frio:
1- Diminui o espasmo muscular;
2- Alivia a dor;
3- Nos traumatismos agudos(entorses, contusões, distensões musculares, etc.) previne o edema e diminui as reações inflamatórias.
Tanto o calor como o frio possuem uma ótima resposta antiinflamatória e analgésica, se usados na fase correta (o frio na fase aguda da lesão, e o calor em uma fase mais tardia, quando não mais existir edema, aumento de temperatura e dor intensa)
Contraste: o uso alternado de frio com calor é indicado na fase sub-aguda da lesão, ou seja, passada a fase inflamatória e a dor, ainda persiste um edema residual na articulação. Exemplo de contraste:
Seguindo esse exemplo, você vai fazer um tipo de um bombeamento na região (vaso dilatação X vaso constrição) melhorando seu companheiro indesejável, o "edema".
Leia também
-Dor Muscular Tardia (ou DTM)-, leia o artigo da fisioterapeuta Clarissa Navarro